Cumulonimbo

Cumulonimbo

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Reportagem Fotográfica / Granizo & Neve / Serra de Água de Pau / 27 fev '10

Na Lagoa, no dia 27 de fevereiro de 2010 ocorreu, durante o início da manhã (por volta das 09h00), precipitação forte, que durou cerca de 15 a 30 minutos, sendo para o fim acompanhada de pequenas mas abundantes pedras de granizo. Esta precipitação foi acompanhada de uma descida acentuada das temperaturas, tendo-se registado 7ºC de mínima nesse momento ao nível do mar, nomeadamente em Ponta Delgada (registos oficiais).
Após a ocorrência deste evento, pude observar, pela janela, a montanha a descobrir-se, mostrando assim um manto branco com alguma espessura, aproximadamente a partir dos 850/900 metros, que, devido ao facto de as temperaturas não serem baixas o suficiente, derreteu em apenas alguns minutos.
Dada a curiosidade, desloquei-me cerca de 20 minutos depois à serra, tendo observado uma interessante transição entre acumulação de granizo e neve. Alguns minutos depois de ter passado os Remédios (localidade situada entre 300 e 400 metros de altitude), comecei a encontrar gelo (inquebrável) nas bermas da estrada, cuja quantidade parecia não se alterar à medida que subia a serra. Pode-se observar pelas fotos que o gelo era formado por pequeníssimas pedras de gelo; no entanto, à medida que subia, essas pedras eram cada vez menos nítidas. Para o fim da subida, o gelo formava um aglomerado praticamente homogéneo.
No cimo da serra, por volta das 10h20, pude então verificar com os próprios olhos ainda algum gelo, não opaco, bastante moldável, e acumulado em lugares tão estreitos que só a ocorrência de neve pode explicar. Pena a temperatura do ar não ter descido tanto: cerca de 45 minutos após o evento, registei entre 5 e 6 graus. Eis aqui os registos mais relevantes.





























Sem comentários:

Publicar um comentário