Cumulonimbo

Cumulonimbo

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Reportagem fotovideográfica / Dilúvio / Nordeste / 3 set '15

No fim da noite do dia 2 e início da madrugada do dia 3 de setembro de 2015, abateu-se sobre a zona leste de São Miguel uma tempestade de chuva muito intensa, que teve especial incidência na Povoação e Nordeste. A precipitação apresentou valores horários e acumulados totais extremamente elevados: no seu auge, caiu numa hora 76,8 mm, mais precipitação do que o valor mínimo de referência para o alerta vermelho, para um período de 6 horas: 60 milímetros. Nas duas horas mais chuvosas, caiu 140,4 mm. No total, estima-se um acumulado de 231,2 mm em 6 horas. Num período de 24 horas, caiu 273 mm, valor que quase alcança o extremo climatológico dos Açores, de 276 mm, registado nas Furnas, no dia 3 de outubro de 1974.
Fonte: IPMA
Como consequência desta catástrofe, registaram-se múltiplas derrocadas de dimensão considerável, nomeadamente na estrada regional que faz a ligação Povoação-Nordeste, para além de muitos estragos.
O caso mais grave foi registado no lugar da Pedreira, onde uma derrocada com dezenas de metros de extensão destruiu parte da estrada e chegou mesmo a soterrar uma casa. Três famílias foram realojadas: duas por questões de segurança; uma porque a casa foi atingida de forma mais severa.
De notar ainda que várias comunidades ficaram isoladas (como as freguesias de Água Retorta e Faial da Terra), devido a estradas e caminhos obstruídos, soterrados e danificados pelo evento. Para além disso, nota também para a dimensão do acontecimento ter causado impactos a nível psicológico em algumas pessoas, que tiveram de ser assistidas no centro de Saúde do Nordeste, o qual esteve aberto durante a noite.
Aqui se encontram registos videográficos originais da autoria de Bento Almeida.



Vídeos e fotos serão colocadas quanto antes neste blog.

2 comentários:

  1. Deixou um comentário no meu blogue http://rubenval.blogspot.pt/2009/01/ilha-das-flores-com-neve.html mas não percebi em que medida quer colaboração.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de lhe perguntar se poderei colocar algumas fotos da neve que ocorreu nas Flores em 2009, por forma a construir um base documental sobre os eventos mais importantes de neve nos Açores. Iria manter as fotos tal como estão e, claro, indicar o autor das mesmas. :)

    ResponderEliminar