Cumulonimbo

Cumulonimbo

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Reportagem fotovideográfica / Aguaceiros pontualmente com granizo e trovoadas / Grupos Central e Oriental / 14-17 abril '16


A instabilidade provocou, na ilha de São Miguel, pelo menos um aguaceiro acompanhado de algum granizo, por volta da hora de almoço. Registou-se um trovão no Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande, relacionado com essa célula e, mais tarde, também se ouviu um trovão em Vila Franca.

Ao longo dos dias tem-se registado aguaceiros pontualmente acompanhados de granizo em todos ou quase todos os dias entre 14 e 17 de abril, tendo no dia 17 ocorrido queda de granizo acompanhando a nuvem que gerou a tromba de água, e caracterizado um aguaceiro sobre a Serra da Barrosa, como iremos mostrar brevemente.

As trovoadas têm sido bastante frequentes, nomeadamente em ilhas como Faial (que registou por vezes trovoadas durante horas seguidas, acompanhadas de aguaceiros de granizo), Terceira e São Miguel (tendo esta última ilha registado trovoada dispersa e frequente vinda de todos os quadrantes, mas especialmente perto do maciço das Sete Cidades, durante horas seguidas).
Seguidamente, fotos de um cumulonimbo (do dia 15 abril) e um vídeo de outra nuvem de tempestade fantástica, que se manteve durante horas a norte do Faial (de 16 abril):





A seguir, uma foto tirada pelo fotógrafo Álvaro Miranda, de um relâmpago ocorrido sobre o maciço do Fogo, no centro da ilha:


Há relatos de queda de granizo dia 13, em Castelo Branco, no Faial, e dias 14, 16 e 17, na Terceira.
Relativamente à ilha Terceira, no dia 14, temos a seguinte foto, na via rápida Vitorino Nemésio:


Relativamente à mesma ilha, no dia 16, temos as seguintes fotos:




Também de dia 16, da autoria de Susy Matos e Mauro Romeiro, partilhadas na página do facebook "Eu sou da ilha Terceira Açores":





Ainda nesta ilha, dia 17, as estradas das Doze Ribeiras ficaram assim (foto de Paulo Pires):


Todas estas fotos de granizo da Terceira foram colocadas na página do facebook "Eu sou da ilha Terceira Açores".




Sem comentários:

Enviar um comentário