Cumulonimbo

Cumulonimbo

domingo, 24 de janeiro de 2016

Reportagem fotovideográfica / Chuva pontualmente forte & Tornado / Grupo Oriental / 23 jan '15

No dia 23 de janeiro de 2015, a passagem de uma superfície frontal fria provocou chuva moderada persistente, sendo pontualmente forte, com maior expressão em São Miguel. Como as terras já estavam saturadas, apesar de os valores totais de precipitação não serem assim tão significativos, houve inundações nomeadamente nos Arrifes e pequenos abatimentos de terras um pouco por toda a ilha, como por exemplo em Água d'Alto e Ponta Garça (Gaiteira).
Junto coloco um video da autoria de Wilson Melo.


Na freguesia dos Arrifes, foi significativa a inundação de uma das suas artérias principais, junto à igreja da Ajuda. Video de Miguel Sousa.


Foi também registado outro fenómeno curioso: um tornado de categoria F1/T2 (pelo IPMA, no Boletim Climatológico de Janeiro 2016), em Santa Maria. Por volta das 17h30, devido a rajadas muito fortes, cuja intensidade máxima registada no aeroporto foi de 140 km/h, houve avultados danos em várias habitações, nomeadamente nos telhados e nos vidros das casas. Os estragos foram registados todos numa "linha aos S's, exatamente na mesma direção, num raio de 1 km". Ao lado desse rasto onde está tudo "destruido ou amassado", tudo se encontra como estava antes do evento. Relato e fotos de Fábio André Terra.









Sem comentários:

Enviar um comentário